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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

Por: conceito, proposta e imagens – autoria de Fernanda Pires, proprietária do blog.

O planejamento estratégico é considerado uma ferramenta essencial à gestão estratégica das empresas e de seus negócios. É voltado às medidas positivas que a corporação pode tomar para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades encontradas no ambiente mercadológico, além de identificar e tratar questões relacionadas ao fortalecimento da sua competitividade.

Os ambientes onde praticamente todas as empresas estão inseridas mudam com surpreendente rapidez. Nesse contexto, elas somente poderão crescer e progredir se conseguirem se ajustar à conjuntura. O Planejamento Estratégico é uma técnica que permite que tais ajustes sejam feitos com melhor embasamento e adequação.

Na prática, as empresas vêm obtendo excelentes resultados associando o planejamento estratégico de curto prazo à gestão estratégica. Com a concorrência acirrada do momento atual, onde a inovação se dá a qualquer momento, em qualquer campo e onde a obsolescência não tem prazo, chegar na frente é ser mais competitivo que os demais. Pensar estrategicamente é o diferencial.

Um dos aspectos mais importantes na utilização do PE é o seu vínculo estreito com a gestão estratégica nas organizações. O uso dessa ferramenta deve estar associado ao processo de melhoria contínua e à busca incessante das melhores práticas, da gestão eficiente e eficaz. A atenção sistemática à estratégia tem sido cada vez mais valorizada.

<> Vantagem Competitiva

A geração e manutenção da vantagem competitiva são a base do pensamento estratégico. O desenvolvimento da vantagem competitiva é o sustentáculo fundamental do posicionamento estratégico e deve ser a prioridade número um na formulação de um plano estratégico. Trabalhando ordenadamente para reduzir as fraquezas e aprimorar as potencialidades – principalmente as associadas ao posicionamento competitivo, as empresas têm mais chances de oferecer e sustentar produtos e serviços com características percebidas como superiores pelos clientes.

O foco deve ser oferecer cada vez mais “valor”. Na competitividade, ganha a empresa que conseguir oferecer, pelo período de tempo mais longo, o “pacote de benefícios” que possua o maior “valor” aos olhos dos clientes – comparado aos oferecidos pelos concorrentes. O PE assertivo considera que “qualidade” é o que o cliente necessita e quer receber quando decide investir seu dinheiro.

Nesse contexto, o PE auxilia as corporações (que raramente conseguem ser excelentes em tudo) a possuírem superioridade sustentável – vantagem competitiva – em uma ou mais atividades relacionadas a algo que possua valor para o cliente e para o qual consiga estabelecer diferenciação.

<> Fatores Chave de Sucesso

Um planejamento estratégico bem sucedido atua em três grandes âmbitos:

∙       Envolvimento, disseminação e corresponsabilidade das partes interessadas;

∙       Análise do negócio e do ambiente mercadológico, e preparo do planejamento estratégico em si;

∙       Análise crítica dos resultados alcançados, revisão das estratégias e ações de correção e/ou reforço.

Com esse princípio em mente, os principais fatores chave de sucesso são:

∙       Valorização e decisão da administração executiva de trabalhar com planejamento estratégico;

∙       Determinação dos dirigentes para formação da cultura de planejamento e gestão estratégica;

∙       Comprometimento dos dirigentes, traduzido em ações que comuniquem a decisão pelo planejamento;

∙       Explicitação clara da razão de existir da empresa, das diretrizes, objetivos e metas centrais corporativas;

∙       Uso de metodologia participativa que envolva as áreas e garanta corresponsabilidade e motivação;

∙       Estudo aprofundado do ambiente externo e interno onde a empresa está inserida;

∙       Alinhamento entre as informações resultantes do estudo e as estratégias traçadas;

∙       Uso flexível do planejamento para avaliação e adaptação às constantes transformações do meio externo.

<> Estrutura Básica

Existem diferentes formas de se estruturar, preparar e implantar essa ferramenta estratégica. No que tange à estrutura mais utilizada, basicamente, um planejamento estratégico se divide em:

∙       Análise da empresa: inclui a identificação e a análise das potencialidades e fraquezas da empresa-objeto, acompanhada da descrição de suas estratégias concorrentes;

∙       Análise mercadológica:consiste na identificação de oportunidades e ameaças advindas do meio externo;

∙       Formulação estratégica: apresenta e expõe os objetivos, as estratégias e os programas de ação de longo prazo, sempre abrangendo a proposta de monitoramento através de indicadores de desempenho;

∙       Análise financeira: contendo projeções à luz do planejado e permitindo a avaliação da relação custo X benefício do conteúdo proposto no PE.

<> BSC – Balanced Scorecard

Segundo seus criadores (Kaplan e Norton, 2001), o BSC é uma metodologia que auxilia o gestor a abranger todos os setores internos, desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e, depois, fazer com que cada um na organização esteja envolvido com sua implementação. Por também contemplar medidas não financeiras, pode auxiliar as empresas frente às mudanças do meio ambiente onde os ativos intangíveis da organização ganharam maior importância, como fonte de vantagem competitiva.

O BSC visa a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos. Estabelece objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização – desdobra os indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento).

Para abranger a empresa como um todo, o BSC é baseado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento). Forma um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e forma um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.

Fonte (imagem): Fernanda Pires, proprietária do blog.

Perspectiva 1 – Financeira (Investidores)

Para termos sucesso financeiramente, como devemos agir e que resultados devemos gerar para os nossos investidores?

Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro deve-se trabalhar com indicadores e medidas financeiras e contábeis, os quais permitem avaliar o negócio e a empresa em relação à sua lucratividade e ao retorno sobre o investimento.

Perspectiva 2 – Cliente (Mercado Consumidor)

Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos nossos clientes e que valores devemos entregar a eles?

Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes; inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais.

Perspectiva 3 – Processos Internos (Todos os Processos Que Dão Suporte ao Negócio)

Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos sobressair e ser excelentes, melhores do que os concorrentes?

Para analisar o negócio do ponto de vista interno da empresa; inclui indicadores sobre a qualidade intrínseca aos produtos e processos, inovação, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística, qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

Perspectiva 4 – Aprendizagem e Crescimento Organizacional (Recursos Humanos e Equipe Gestora)

Para alcançar nossa visão, o que devemos fazer para sustentar nossa habilidade de mudar, progredir e sermos melhores?

Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso; considera as pessoas pela capacidade, competência, motivação e empowerment, bem como os investimentos no seu futuro; essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

Benefícios do BSC

Traduz a estratégia em objetivos e ações concretas;

Alinha os indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais;

Proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional;

Constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia;

Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria continua;

Incentiva o desempenho individual voltado à contribuição para os resultados do negócio;

Reduz a quantidade de informação utilizada a um conjunto mínimo de indicadores vitais e críticos.

<> Implantação de Planejamento Estratégico, Utilizando o Balanced Scorecard (BSC)

O processo de planejamento estratégico com uso do BSC é um trabalho realizado em equipe, partindo da alta administração. Inicia com uma série de etapas e evolui para a manutenção de um processo contínuo e cíclico. A continuidade do processo deve abranger não somente as questões relacionadas à prática, mas também à cultura e ao pensamento estratégico corporativo, sem as quais a prática não se sustenta.

As etapas sugeridas são:

Adaptação: Fernanda Pires, a partir do modelo de David Kallas (Fonte: ALMEIDA, 2001:42).

Etapa 1 – PRÉ-REQUISITO: decisão da alta administração e institucionalização do planejamento estratégico em âmbito corporativo; patrocínio “cultural e conceitual” por parte da Presidência, Vice-presidência e Diretorias; definição das bases sobre as quais o planejamento deverá ser desenvolvido; definição da Diretoria e do profissional responsável pelo planejamento corporativo;

Etapa 2 – ORIENTAÇÃO: início do desenvolvimento da cultura e do pensamento estratégico corporativo; envolvimento de todos os setores internos no processo e na corresponsabilidade pelo PE; revisão das bases do negócio (empresa, negócio, missão, visão, valores);

Etapa 3 – DIAGNÓSTICO: análise do ambiente interno e externo – voltada principalmente à competitividade; análise do campo atual de atuação da empresa; verificação da estratégia em vigor e dos resultados gerados pela mesma;

Etapa 4 – DIREÇÃO: utilizando a metodologia BSC, definição das diretrizes, metas e dos objetivos corporativos; preparo do plano estratégico; definição do plano de ação;

Etapa 5 – VIABILIDADE: definição dos indicadores de desempenho por estratégia/ação; demonstração dos resultados esperados a partir da definição e análise dos possíveis cenários;

Etapa 6 – OPERACIONAL: preparo e aprovação do orçamento corporativo; definição e formalização do cronograma junto à equipe, implementação do planejamento estratégico, monitoramento e controle dos resultados através dos indicadores de desempenho, feedback à equipe sobre os resultados obtidos, revisão  e ações de melhoria, redirecionamento e/ou reforço.

<> Macro Etapas do Processo de Planejamento Estratégico

    Cronograma das principais etapas do processo DE P. Estratégico
    Decisão da administração executiva pela utilização do Plano Estratégico.
    Definição do responsável (Diretoria e coordenação) e da equipe; organização do processo.
    Orientação técnica sobre planejamento estratégico à equipe envolvida.
    Levantamentos, estudos e análises das informações a serem pesquisadas.
    Definição dos drivers, das diretrizes e metas corporativas pela administração executiva.
    Formulação dos planejamentos e orçamentos setoriais, com foco nas diretrizes e metas corporativas.
    Aprovação dos planejamentos setoriais (drivers, objetivos, estratégias, ações e indicadores).
    Consolidação e formulação do planejamento estratégico corporativo.
    Aprovação do planejamento corporativo.
    Implantação do planejamento corporativo.
    Cronograma para controle e revisão.
    Implantação do cronograma e continuidade.

Cada item relacionado acima se desdobra em uma série de sub-etapas, a serem detalhadas e expostas oportunamente.

<> Foco Mercadológico

Todo o negócio se sustenta a partir da identificação e satisfação das necessidades do público alvo e dos clientes estabelecidos – se possível, sempre buscando surpreender e superar as suas expectativas. Por esse motivo, as empresas têm se empenhado em fazer planos estratégicos voltados ao mercado, de forma a planejar o crescimento da empresa conciliando recursos e a cultura com as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Nesse contexto, o setor responsável pelo planejamento estratégico costuma ficar alocado sob o grande “guarda-chuva” do Marketing enquanto área mercadológica que, por sua vez, trabalha em conjunto envolvendo toda a empresa.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

CONCEITO E PROCESSO COM FOCO NA QUALIDADE E COMPETITIVIDADE

Autoria: Fernanda Pires

O presente conceito de planejamento estratégico visa lançar constantemente um olhar crítico e analítico sobre o mercado, os clientes, a concorrência e a empresa onde ele é implantado. Tal análise permite à empresa identificar suas forças e fraquezas, bem como oportunidades, ameaças e fatores críticos de sucesso.

Essa visão ampla e detalhada, associada à pesquisa de satisfação e opinião dos clientes, possibilita à empresa alvo criar e manter diferenciais competitivos – essenciais à sua permanência no mercado, ao fortalecimento de sua condição competitiva e à busca e manutenção da posição de liderança.

Trata-se, portanto, de um processo contínuo e integrado, envolvendo todas as áreas internas que devem trabalhar juntas com um mesmo foco, determinado e expresso nos objetivos e nas metas definidas pela alta administração: Presidência e Grupo Diretor.

 

Três Pilares Fundamentais

O conceito estratégico em questão é, necessariamente, apoiado em três grandes pilares fundamentais, sem os quais as empresas não têm condições de competir, ganhar e manter suas posições no mercado atual:

  • Planejamento estratégico corporativo
  • Planejamento estratégico de marketing e comunicação
  • Planejamento estratégico da qualidade e responsabilidade (como diferencial)

Planejamento Estratégico Corporativo Com Foco na Qualidade e Competitividade


Fonte: Conceito, proposta e imagem de autoria de Fernanda Pires, proprietária do blog.

PEM – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

PEM – MODELO PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: http://www.fearp.usp.br/fava/pdf/264.pdf

PEM – ESTUDO DE CASO / FAST FISH (BOM MODELO): http://www.favaneves.org/arquivos/fast-fish.pdf

BSC – BALANCED SCORECARD

O BSC é uma ferramenta específica para “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO” prática, eficiente e eficaz. Nos cerca de 10 anos como Executiva responsável pelo Marketing e Planejamento Estratégico de uma empresa líder no setor de benefício de farmácia, tive oportunidade de utilizá-la, com resultados visíveis e crescentes a cada ano.

Trata-se de uma “metodologia” criada por professores da Harvard Business School (EUA), em 1992. Orienta e embasa o planejamento sob a ótica estratégica, de acordo com quatro enfoques que resumem o negócio: “Financeiro” (investidores); “Cliente” (Mercado), “Processos Internos” (O&M, infra-estrutura, recursos…) e “Aprendizado e Crescimento” (RH, treinamento).

Além das estratégias e ações, propõe acompanhamento e controle através de “indicadores de desempenho” – aspecto fundamental que possibilita a constatação dos resultados reais, e que traduzem a evolução do negócio, conforme o planejamento.

Acesse os vários links abaixo. Conheça, estude e utilize o BSC:

BSC INSTITUTE (Inglês): http://www.balancedscorecard.org/

WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/BSC

BSC PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: http://www.contabeis.ufba.br/materialprofessores/JSROCHA/PAGINA/15%20UTILIZANDO%20O%20BALANCED%20SCORECARD%20PARA%20GERENCIAR%20PEQUENAS%20E%20à.pdf

BSC PARA GESTÃO ESTRATÉGICA: http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/File/pagina_dos_cursos/CCOTB/bsc_estrat_gia.pdf

GUIA BSC: http://www.exinfm.com/training/pdfiles/course11r.pdf

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BSC): http://www.qpr.com/GuidelinesForImplementingBalancedScorecard.pdf  http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=11852f58e7592eb3&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D11852f58e7592eb3%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fd3o5kul%26zw&sig=AHBy-hbI8by08OPvieaIdQYq0obp07hcRQ

MATERIAL SOBRE “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO”

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BSC): http://www.qpr.com/GuidelinesForImplementingBalancedScorecard.pdf http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=11852f58e7592eb3&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D11852f58e7592eb3%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fd3o5kul%26zw&sig=AHBy-hbI8by08OPvieaIdQYq0obp07hcRQ

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe e-BOOK):  http://www.brandme.com.br/download-ebook/ e http://www.brandme.com.br/download-livro e http://www.ebah.com.br/planejamento-estrategico-para-pequenas-e-medias-empresas-pdf-a32751.html

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (GUIA):  http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/strategic_planning_guide_pt.pdf

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (NEGÓCIO):  http://www.planodenegocios.com.br/files/texto5.pdf

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – PÚBLICO ALVO): http://www.brandme.com.br/publico-alvo/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – ESTRATÉGIAS DE MARKETING):  http://www.brandme.com.br/estrategias-marketing/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – MIX DE COMUNICAÇÃO):  http://www.brandme.com.br/mix-comunicacao/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – CONSISTÊNCIA DA  MARCA):  http://www.brandme.com.br/consistencia/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – ELASTICIDADE DA  MARCA):  http://www.brandme.com.br/elasticidade/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – CONSTRUÇÃO DE   MARCAS): http://www.brandme.com.br/construindo-marcas/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe e-BOOK):  http://www.brandme.com.br/download-ebook/ http://www.brandme.com.br/download-livro e http://www.ebah.com.br/planejamento-estrategico-para-pequenas-e-medias-empresas-pdf-a32751.html

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (GUIA): http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/strategic_planning_guide_pt.pdf

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (NEGÓCIO): http://www.planodenegocios.com.br/files/texto5.pdf

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – PÚBLICO ALVO):  http://www.brandme.com.br/publico-alvo/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – ESTRATÉGIAS DE MARKETING):  http://www.brandme.com.br/estrategias-marketing/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – MIX DE COMUNICAÇÃO):  http://www.brandme.com.br/mix-comunicacao/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – CONSISTÊNCIA DA  MARCA):  http://www.brandme.com.br/consistencia/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – ELASTICIDADE DA  MARCA):  http://www.brandme.com.br/elasticidade/

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BrandMe – CONSTRUÇÃO DE   MARCAS): http://www.brandme.com.br/construindo-marcas/

CURSO DE  ”GESTÃO ESTRATÉGICA” (eBOOK):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/68.pdf

 

STRATEGIC MANAGEMENT  (eBOOK COURSE – ENGLISH):

CURSO DE  ”GESTÃO ESTRATÉGICA” (eBOOK):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/68.pdf


 
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