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Pesquisa

PESQUISA DE MARKETING 

Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público de marketing através da informação usada para identificar e definir    as oportunidades de marketing, bem como gerar, refinar e avaliar a ação de marketing, além de monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. 

Nesse contexto, pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.”1

Para que seu esforço seja efetivo, a pesquisa de marketing deve fazer recomendações e levar, necessariamente, à tomada de decisão, ao planejamento e à implementação de ações, ao acompanhamento e controle dos resultados, através de indicadores de desempenho.

(1) ESOMAR: European Society for Opinion & Marketing Research.

PROCESSO DE PESQUISA

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PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Pesquisa Qualitativa – QUALI

Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. (Fonte: Marcelo Dantas e Vanessa Cavalcante; Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa; Recife; 2006).

A pesquisa QUALI considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento- chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. (Fonte: Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Menezes; Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação, 3a edição revisada e atualizada, Florianópolis, 2001).

Pesquisa Quantitativa – QUANTI

Mostra-se apropriada quando existe a necessidade e possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos criam-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação. É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. (Fonte: Marcelo Dantas e Vanessa Cavalcante; Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa; Recife; 2006).

A pesquisa QUANTI considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.). (Fonte: Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Menezes; Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação, 3a edição revisada e atualizada, Florianópolis, 2001).

GUIA PRÁTICO – PESQUISA DE MERCADO (INGLÊS)

O e-BOOK GRATUITO  A Practical Guide To Market Research”, escrito por Paul Hague (Director, B2B International), é um ótimo recurso para os interessados em pesquisa de mercado. Aborda todas as etapas do processo de pesquisa e ensina como proceder durante o planejamento, desenvolvimento, a implementação, tabulação, análise e disseminação dos resultados e recomendações.  Abaixo encontram se os links para acessar o livro completo e cada um de seus capítulos, em separado:

LIVRO COMPLETO:  A Practical Guide To Market Research

CAPÍTULOS:

Preface & 1 – The Basics Of Market Research
2 – Research Objectives
3 – Research Design
4 – An Introduction To Research Methodologies
5 – Introduction To Qualitative Research
6 – Introduction To Quantitative Research
7 – Introduction To Sampling
8 – An Introduction To Questionnaire Design
9 – Turning Data Into Findings
10 – Reporting And Communicating Findings
11 – Professional Development And The Market Research Industry
12 – Bibliography

QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA (INGLÊS)

Há um e-BOOK GRATUITO que ensina “como fazer questionários”. É um livro completo, didático e de ótima qualidade. Foi escrito em inglês e encontra-se à disposição na internet, através do link: http://www.b2binternational.com/b2b-blog/free-ebook-questionnaire-design/

Para facilitar, os CAPÍTULOS e seus LINKS estão relacionados abaixo:

Preface & 1 – The Role Of Questionnaires
2 – Deciding What Type of Questionnaire to Use
3 – Three Different Types of Questions
4 – Fundamental Principles of Questionnaire Design
5 – Different Types of Questions
6 – Framing the Questions
7 – Interviewer Instructions
8 – The Layout Of The Questionnaire
9 – Getting The Questionnaire Right
10 – Special Questionnaires
11 – Examples of questionnaires

MATERIAL SOBRE PESQUISA

MANUAL – ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA: http://www.seufuturonapratica.com.br/portal/fileadmin/user_upload/MANUAL_PARA_ELABORACAO_DE_PROJETO_DE_PESQUISA.pdf

SEBRAE – COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO:http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D59AC01A81EE8E09032571FE006783DF/$File/NT000B4E76.pdf

PROJETO DE PESQUISA – METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO: http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf

Pesquisa – RESEARCH (DESK GUIDE):  http://www.docstoc.com/docs/3416478/A-guide-to-desk-research

Pesquisa – RESEARCH (MARKET):  http://www.b2binternational.com/b2b-blog/ebook/practical-guide-to-market-research.pdf

Pesquisa – RESEARCH (QUESTIONNAIRE):  http://www.b2binternational.com/b2b-blog/free-ebook-questionnaire-design/

ARTIGO BRAND-ME – METODOLOGIA DE PESQUISA: http://www.brandme.com.br/metodologia-de-pesquisa/

USP – METODOLOGIA DE PESQUISA PARA TRABALHO DE TCC: http://www.marco.eng.br/metodologia/

METODOLOGIA QUALITATIVA DE PESQUISA: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf

UNIBAN – APOSTILA DO CURSO “PESQUISA DE MERCADO”

http://www.dozen.com.br/nakamura/apostila_pesquisa_de_mercado.pdf

RESEARCH METHODS  (eBOOK COURSE – ENGLISH)

CURSO DE   “MÉTODOS DE PESQUISA”  (eBOOK):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/84.pdf

AMOSTRAGEM

FORMAS DE AMOSTRAGEM: http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~adriana/engali/Formasdeamostragem.pdf

AMOSTRAGEM – CONCEITOS BÁSICOS: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVCsAA/amostragem

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info60/60.html

MÉTODOS OU TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: http://claracoutinho.wikispaces.com/M%C3%A9todos+e+T%C3%A9cnicas+de+Amostragem

AMOSTRAGEM NÃO PROBABILÍSTICA: http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm

AMOSTRAGEM: http://sebenta.janjos.com/index.php/AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM – DESENHO E PROCEDIMENTOS: http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/malva/EstudosMercadoI/aulasMinhas/capitulo%2011.pdf

AMOSTRAGEM – SENADO FEDERAL: http://www.senado.gov.br/sf/senado/scint/insti/controles_internos_08_amostragem.asp

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: http://www.topografia.ufsc.br/Tecnicas-de-Amostragem.pdf

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PARA AUDITORIAS: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2064402.PDF

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM USADAS EM AUDITORIA: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v17n40/v17n40a06.pdf

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS: http://www.ecn26.ie.ufu.br/AULAS_ESTATISTICA/metodos_de_amostragem.htm

ESTATÍSTICA E AMOSTRAGEM: http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/cesa/pec/probabilidade_estatistica/unidade4/aula1/unidade4.pdf

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA: http://homepage.ufp.pt/cmanso/ALEA/introInfEstat.pdf

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM – PESQUISAS TOP OF MIND: http://200.169.97.104/seer/index.php/RBGN/article/viewFile/67/61

PLANEJAMENTO AMOSTRAL: http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/planoamostral.html

MÉTODO QUANTITATIVO – PRINCIPAIS TIPOS DE AMOSTRAGEM http://www.assedipa.com.br/portal/ined/conteudo/..%5Caula_virtual%5Clogistica%5CAlexandre_albuquerque/M%C3%89TODOS%20QUANTITATIVOS%20AULA%2004.pdf

UVB – AULA 7 – AMOSTRAGEM: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_2mod/estatistica/pdf/ESTA_impresso_aula07.pdf

SAMPLING METHODS: http://www.westfallteam.com/Papers/Sampling%20Methods.pdf 

SAMPLING (STATISTICS): http://en.wikipedia.org/wiki/Sampling_(statistics)

CATEGORY – SAMPLING TECHNIQUES: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Sampling_techniques

DISCUSS SAMPLING METHODS: http://nestor.coventry.ac.uk/~nhunt/meths/index.html

CHOOSING A SAMPLING METHODS: http://changingminds.org/explanations/research/sampling/choosing_sampling.htm


 
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