CCIMP

Comunicação Conhecimento Inteligência Marketing Planejamento

Marketing

 

REFLETINDO SOBRE MARKETING E COMUNICAÇÃO…

Por: Fernanda Pires.

Cada vez mais a sociedade percebe o valor indiscutível do Marketing e da Comunicação enquanto elementos facilitadores da interação, da  evolução do conhecimento e da negociação – seja no âmbito pessoal como no mercadológico. Contudo, ainda há muita discussão sobre a “forma” como o Marketing é exercido e a “postura” dos profissionais da área.

Grande parte das pessoas e dos profissionais entende que, assim como ocorre no meio de todas as profissões, existem tanto os profissionais de Marketing honestos e éticos (felizmente, a maioria), como os que deixam a desejar quanto aos princípios e valores cultivados e praticados.

O Marketing ético, sério e honesto é maravilhoso, realmente apaixonante – na medida em que possibilita o relacionamento, a troca, a satisfação de necessidades, o desenvolvimento e a proposta de soluções. Não são esses elementos imprescindíveis à existência humana? À evolução da sociedade?

Fica, então, aqui, uma reflexão e um convite aos céticos para com essa tão linda e importante profissão: porque generalizar o ruim, o antiético, o desonesto, quando há milhões de pessoas e profissionais se dedicando ao exercício e à prática da profissão com respeito, seriedade, veracidade, grande dedicação e, por que não falar, paixão, amor, carinho e esperança de colaborar para um mundo, uma sociedade e uma existência humana melhor?!!!

DEFINIÇÕES DE MARKETING

Por: Fernanda Pires.

Pode parecer que sim, mas não é fácil definir “Marketing”. O conceito é abrangente e, muitas vezes, devido à falta de compreensão de tal amplitude, ainda há nos dias atuais quem afirme que o marketing é composto das ações de comunicação e promoção que as empresas realizam.

Contudo, MARKETING É MUITO MAIS! O conceito idealmente correto de marketing abrange todos os aspectos envolvidos nos processos de trocas realizadas no mercado entre a oferta e a demanda, satisfazendo necessidades e oferecendo valores. Essa é minha forma de tentar expressar a área que tanto amo!

KOTLER (2012), a grande referência quando se quer estudar a fundo o assunto, define Administração de Marketing como sendo a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente“. Muito mais que fazer promoção!

Outra definição interessante é oferecida pela AMA (American Marketing Association, 2004), segundo a qual Marketing é “uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público alvo”. Perfeito!

KOTLER (2012) também explica que o conceito em questão pode ser descrito em termos de sua definição social que, coerentemente com as duas definições acima, atende o difícil objetivo  de expressar a amplitude da conceituação da área em questão: Marketing é “um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros“.

ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO DO MARKETING 

Por: Fernanda Pires.

Durante muito tempo o marketing foi visto como uma área de atuação focada na comunicação, promoção e propaganda. Com o desenvolvimento do mercado e das várias áreas de conhecimento, o conceito de marketing foi devidamente ampliado e compreendido. Como visto acima, atualmente sabe-se que o marketing se ocupa de todos os aspectos envolvidos nos “processos de trocas” realizados entre o mercado e as empresas, com todos os seus detalhes.

Sendo assim, o âmbito de atuação do marketing é muito abrangente e inclui:

  • A TROCA – Processo completo de troca, incluindo todos os seus elementos, realizado entre a oferta (feita pelas empresas) e a demanda (feita pelos clientes e consumidores), ambos existente no espaço mercadológico;
  • O MERCADO (ESPAÇO MERCADOLÓGICO) Macroambiente (variáveis demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais, ambientais/ecológicas, culturais); Microambiente (a empresa, os clientes, concorrentes, intermediários, públicos diversos);
  •  A EMPRESA (OFERTA) A menor célula econômica, instituição que tem como missão identificar e compreender as necessidades da demanda de mercado, a fim de desenvolver e oferecer soluções de qualidade que satisfaçam tais necessidades, visando resultados pré-estabelecidos.

Agora sim! Fica claro que “comunicação e promoção” compreendem apenas uma das várias vertentes envolvidas na conceituação ampla de Marketing. Idealizei e compus uma imagem que procura expressar melhor o conceito de marketing, uma vez que traz para a imagem o mercado, a empresa, o marketing e a troca. Veja a imagem abaixo, que reflete os comentários:

Concepção e criação: Fernanda Pires (autora). Agosto 2014.

Concepção e criação: Fernanda Pires (autora). Agosto 2014.

TROCA

É bom frisar que Troca é o conceito central do marketing, envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca (Kotler, 2012). Kotler segue e esclarece que, para que  o potencial de troca possa existir, cinco condições são essenciais:

1. Que existam pelo menos duas partes;

2. Que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as outras partes;

3. Que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega;

4. Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca;

5. Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

(Fonte: KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006).

MARKETING É UM PROCESSO!

MARKETING IS A PROCCESS!

There is an author Craig Danuloff whose articles I enjoy reading. He says that marketing is a process! After explaining his reasoning, he even states that marketing is a “little universe” to be considered.

According to Danuloff, the marketing management process can be outlined as it is shown in the image below: 

 Craig DanuloffThe Marketing Management Process, Adopted from Kotler on Marketing 

When I take into account my professional experience, I realize that  his statement is, indeed, truth. Real life has always shown that marketing is not to be considered an isolated and simple “step or activity”, since a mistaken understanding of the marketing broad and meaningful concept may also lead to a mistaken decision making.

Enjoy his words about the marketing definition and concept reading his web article by clicking on the link: http://blogs.commerce360.com/archives/marketing_general/

PHILIP KOTLER

E… dá para falar de Marketing sem pensar em Philip Kotler?

Aos que têm afinidade com os conceitos ensinados por esse grande professor, não!  No site KOTLER MARKETING GROUP (em inglês), há leituras interessantes…

Acesse: http://www.kotlermarketing.com/index.shtml

LIÇÕES  DE MARKETING (MARKETING TEACHER)

Há um site chamado “MARKETING TEACHER . COM“ – em inglês, onde pode-se encontrar teoria básica, objetiva e didática sobre os vários temas relacionados à área de Marketing.  Acesse o link e conheça o site. Obtenha material de suporte ao exercício da profissão e ao embasamento da prática acadêmica: http://www.marketingteacher.com/index.htm

MARKETING – PRINCÍPIOS

PRINCIPLES OF MARKETING (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77777/49.pdf

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING (APOSTILA – PAG 1 EM BRANCO): http://www.pdfqueen.com/html/aHR0cDovL3Blc3NvYWwuc2VyY29tdGVsLmNvbS5ici9yYW1iYWxkdWNjaS9wb3NncmFkdWFjYW8vbWFya2V0aW5nL2Fwb3N0aWxhZGVtYXJrZXRpbmcucGRm

MARKETING – INTERNACIONAL E GLOBAL

INTERNATIONAL MARKETING (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/47.pdf

MARKETING – ADMINISTRAÇÃO  E  GESTÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING (APOSTILA):

http://pessoal.sercomtel.com.br/rambalducci/posgraduacao/marketing/apostilademarketing.pdf

MARKETING MANAGEMENT: http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=12210bd35d2def3b&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D12210bd35d2def3b%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fwbld3d60%26zw&sig=AHBy-hYxW7kcyGbXbJFe5m43BQjp_x3J1w e http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=11852f2b9f94f2ac&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D11852f2b9f94f2ac%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fd3nynjs%26zw&sig=AHBy-hZy1wrdrMcuZQpkqqSwLMstVEgC5A

MARKETING MANAGEMENT (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/48.pdf

BENCHMARKING TO IMPROVE DIGITAL MARKETING STRATEGY:

http://www.slideshare.net/DaveChaffey/benchmarking-digital-marketing-strategy

GESTÃO ESTRATÉGICA (INSTRUMENTOS DE APOIO): http://www.scribd.com/doc/22752572/Analise-estrategica

MARKETING – PLANO E CAMPANHA

Há recursos excelentes para suporte ao preparo de PLANO DE MARKETING. Abaixo você encontra alguns:

SEBRAE – COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1947E3304928A275032571FE00630FB1/$File/NT000B4E62.pdf

BAIXAKI – COMO FAZER UM PLANO DE MARKETING: http://www.baixaki.com.br/download/como-elaborar-um-plano-de-marketing.htm

MARKETING PLAN: http://www.marketing-consulting-company.com/marketingplan.pdf

MARKETING (PLANO DE): http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=110803ab10f91198&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D110803ab10f91198%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_exnzfm8n%26zw&sig=AHBy-hb3tEu6DUxvd5jJ-gcGEREBv6H2pA

PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

O site “Sanda Marketing” (texto em inglês – http://www.sandamarketing.com) apresenta uma abordagem muito interessante para a comunicação de marketing que, segundo o autor, deve iniciar necessariamente pelo planejamento para elevar a probabilidade de sucesso.

Abaixo, compartilho alguns aspectos da proposta que chamaram minha atenção – leia todo o texto do autor, acessando o link acima, entre parênteses.

Sublinhando…

“Marketing success starts with a plan.

To build lasting customer relationships it requires developing a strategic communications plan that encompasses all customer touchpoints… “

“…A communication plan includes:

“Who” – the target audience,
“What” – the key messages that are trying to be articulated,
“When” – timing, it will specify the appropriate time of delivery for each message,
“Why” – the desired outcomes,
“How” – the communication vehicle (how the message will be delivered),
“By whom” – the sender (determining who will deliver the information and how he or she is chosen).
Many agencies, PR, advertising and media alike, claim to have this capability….

 (Fonte:  http://www.sandamarketing.com)

A Teoria na Prática…

Por Fernanda Pires

Tendo por base as “aulas” que a experiência profissional nos dá, gratuitamente por sinal, na minha atuação prática, por minha conta, acrescento por minha conta os seguintes subitens à “Phase 3”:

– Indicadores de desempenho,

– Acompanhamento e controle,

– Análise dos resultados,

– Correção e/ou reforço estratégico e tático.

O resultado é notório!

Note que, com o acréscimo desses itens,  cria-se um “círculo contínuo” de “planejamento, prática e revisão” da “comunicação estratégica de marketing (CEM)“.

Segundo esse conceito, o processo de planejamento da comunicação nunca é interrompido, permitindo às  empresas manterem relacionamentos duradouros com seus clientes e ampliarem suas chances de sucesso.

Essa abordagem contínua é representada pela imagem abaixo:

Fonte: proposta e imagem de autoria de Fernanda Pires, proprietária do blog.

E-MARKETING – WEB/DIGITAL, ELETRÔNICO

WEBSITE PROMOTION: http://www.free-ebooks.net/ebook/Website-Promotion-Blueprint/pdf/view

ONLINE MARKETING SOLUTIONS 2009:  http://www.rgj.com/assets/pdf/J7131299324.PDF

ONLINE MARKETING STRATEGY: http://www.slideshare.net/jacoborquin/online-marketing-strategy-1918646

COMO ESCREVER PARA A WEB (COMUNICAÇÃO): http://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf

GOOGLE MARKETING GUIDE  (GOOGLE E-BOOK): http://www.netconcepts.com/learn/google-ebook.pdf

E-MAIL MARKETING GUIDE  (ÓTIMO): http://www.fpsc.com/Guide/E-mail_Marketing-v2.pdf

E-MAIL MARKETING – COMO COMEÇAR:  http://www.locaweb.com.br/images/pdf/wp_por_onde_comecar_emm.pdf

INTERNET MARKETING STARTUP: http://www.startupinternetmarketing.com/downloads/stealth.pdf

PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPRESAS NA WEB (MODELO): http://www.abc-commerce.com.br/down-modelo/abc-bplan.pdf

VIRAL MARKETING – THE NEW RULES: http://www.davidmeermanscott.com/documents/Viral_Marketing.pdf

VIRAL MARKETING DYNAMICS: http://www.hpl.hp.com/research/scl/papers/viral/viral.pdf

THE 13 PILLARS OF INTERNET MARKETING (INGLÊS): http://www.scribd.com/doc/28014652/The-13-Pillars-of-Internet-Marketing e http://www.thirteenpillars.com/

TWITER – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER (MANUAL):

http://www.naozero.com.br/tudo-sobre-twitter e http://www.talk2.com.br/debate/talk-show-sobre-o-twitter/ e http://guiadotwitter.talk2.com.br/arquivos/Manual_Twitter_3_MB.pdf e http://www.talk2.com.br/geral/baixe-o-guia-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-twitter/

STARTUP WEB MARKETING – SMALL BUSINESS RESOURCE CENTER (INGLÊS)

Esse site fornece gratuitamente um monte de material para ajudar pequenos negócios a entrarem para o comércio e negócio eletrônico, através da Internet – visite e conheça os vários recursos: http://www.startupinternetmarketing.com/pagelinks/freestuff.html  

Free Tools, Services, Tips & Resources
for Small Business Startups

Free Tools Free eBooksFree ServicesFree CoursesFree WebsitesFree DownloadsFree Resources Free ClassifiedsFee Java AppletsFree NewslettersEcommerce TipsMarketing TipsPromotion TipsPromotion Tools Startup TipsSearch TipsEmail TipsHome StudyAffiliate TipsTop 10 Associates650 Free Reports

MARCA – GESTÃO E PLANEJAMENTO

BRANDING MANUAL eBOOK (CRIAR, GERENCIAR, AVALIAR MARCAS):

http://www.brandingemarcas.com.br/artigos-pdf/livro-branding-o-manual-para-voce-criar-gerenciar-e-%20avaliar-marcas.pdf e http://www.slideshare.net/jrobertosena/branding-o-manual-para-voc-criar-gerenciar-e-avaliar-marcas

GRANDES MARCAS E NEGÓCIOS – COMO CRIAR E  GERENCIAR MARCAS:

http://www.brandingemarcas.com.br/artigos-pdf/livro-grandes-marcas-grandes-negocios.pdf

BRAND MANAGEMENT (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/45.pdf

MÍDIAS – IMPRESSAS E ELETRÔNICAS

RADIO NEWS REPORTING & PRODUCTION  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/99.pdf

TV NEWS REPORTING & PRODUCTION  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/101.pdf

COMUNICAÇÃO – INTEGRADA, EMPRESARIAL, CORPORATIVA

COMUNICAÇÃO & MARKETING PARA A NOVA ECONOMIA (VÍDEOS): http://www.tv1.com.br/

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (GESTÃO): http://www.slideshare.net/freitaz/comunicao-de-marketing

BUSINESS COMMUNICATION (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/87.pdf

INTRODUCTION TO MASS COMMUNICATION  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/96.pdf

COMMUNICATION SKILLS (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/91.pdf

THEORIES OF COMMUNICATION  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/100.pdf

RELAÇÕES PÚBLICAS, JORNALISMO, IMPRENSA

FUNDAMENTALS OF  PUBLIC RELATIONS (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/93.pdf

JOURNALISTIC WRITING  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/97.pdf

MARKETING DE RELACIONAMENTO E CRM

CRM (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/46.pdf

MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE:

http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT47A_-_Mkt_de_Relacionamento_Mercado_Securit.PDF

PROMOÇÃO, PUBLICIDADE, PROPAGANDA

ADVERTISING & PROMOTION (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/44.pdf

INTRODUCTION TO BROADCASTING  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/95.pdf

TEORIA E HISTÓRIA DA PUBLICIDADE: http://www.scribd.com/doc/6978743/Apostila-Elton

SIM – SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM MARKETING

MARKETING INFORMATION SYSTEM (MIS):  http://www.pdf-search-engine.com/marketing-information-system-pdf.html

ARITMÉTICA DO MARKETING, GRÁFICOS, ESTATÍSTICA

APOSTILA ARITMÉTICA DO MARKETING (google docs – login / senha): http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=1252c3fb22515c54&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D1252c3fb22515c54%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26zw&sig=AHIEtbTVIPs7NSJEteqJ4TIFqzcz1RKklw&pli=1

MARKETING – GRÁFICOS E MEDIDAS DE POSIÇÃO ESTATÍSTICA:  http://www.fabiohipolito.com.br/turmas/2omarketing/Aula%20004.pdf

ESTATÍSTICA DESCRITIVA – CONCEITOS BÁSICOS (PAULO VIEIRA NETO):

http://uni.educacional.com.br/up/59960001/3103751/Apos_Est_I_Fev04_C1.pdf

ESTATÍSTICA BÁSICA: http://www.scribd.com/doc/272425/Estatistica-Basica

MARKET SIZING – TIPS

Texto em inglês, da GIA, com importantes dicas para estudos de mercado:  http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/newsletters/gia-newsletter-3-2009/

MARKETING – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

HISTÓRIA ILUSTRADA DO MARKETING: http://contrafactos.blogspot.com/2010/03/historia-ilustrada-do-marketing.html

GLOSSÁRIOS

MARKETING (GLOSSÁRIO): http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=110803b92d3ed592&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D110803b92d3ed592%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_exnzhmfl%26zw&sig=AHBy-hboBJDoMqiLbuQRf-33Utn2RJGD4Q

PROJETO – GESTÃO E DESENVOLVIMENTO

PROJECT MANAGEMENT (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/66.pdf

eBOOKS SOBRE MARKETING (INGLÊS) – FREE DOWNLOAD

BookboonGlobal

MARKETING – ALGUNS DESTAQUES…

MARKETING AND ADVERTISING TIPS – http://www.businessballs.com/market.htm

MARKETING MANAGEMENT: http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=12210bd35d2def3b&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D12210bd35d2def3b%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fwbld3d60%26zw&sig=AHBy-hYxW7kcyGbXbJFe5m43BQjp_x3J1w e http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=11852f2b9f94f2ac&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D11852f2b9f94f2ac%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_fd3nynjs%26zw&sig=AHBy-hZy1wrdrMcuZQpkqqSwLMstVEgC5A

MARKETING (GLOSSÁRIO): http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=110803b92d3ed592&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D110803b92d3ed592%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_exnzhmfl%26zw&sig=AHBy-hboBJDoMqiLbuQRf-33Utn2RJGD4Q

MARKETING PLAN: http://www.marketing-consulting-company.com/marketingplan.pdf

MARKETING (PLANO DE): http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=110803ab10f91198&mt=application/pdf&url=http://mail.google.com/mail/%3Fui%3D2%26ik%3D5437e75eb0%26view%3Datt%26th%3D110803ab10f91198%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26realattid%3Df_exnzfm8n%26zw&sig=AHBy-hb3tEu6DUxvd5jJ-gcGEREBv6H2pA

MARKETING (SIM): http://www.pdf-search-engine.com/marketing-information-system-pdf.html

PRINCIPLES OF MARKETING (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77777/49.pdf

MARKETING MANAGEMENT (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/48.pdf

MARKETING SEGMENTATION AND POSITIONING – http://www.mhhe.com/business/marketing/fourps/pdf/chap3.pdf

PRODUCT LIFE CYCLE MANAGEMENT – http://www.urenio.org/tools/en/Product_Life_Cycle_Management.pdf

CUSTOMER-DRIVEN MARKETING STRATEGY – http://www.prenhall.com/behindthebook/0132390027/pdf/Kotler_CH07.pdf

INTERNATIONAL MARKETING (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/47.pdf

ADVERTISING & PROMOTION (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/44.pdf

ADVERTISING – http://www.nos.org/Secbuscour/23.pdf

ADVERTISING 2.0 – http://www.paulbeelen.com/whitepaper/Advertising20.pdf

ADVERTISING (SUMMARY) – http://www.uaa.alaska.edu/advising-testing/career/upload/advertising.pdf

ADVERTISING PLAN (SAMPLE) – http://www.esnips.com/displayimage.php?pid=6824958

ADVERTISING & MARKETING PLANNING (DOWNLOADS) – http://findebookee.com/a/advertising-plan

ADVERTISING PLANNING – http://www.commissionedwriting.com/Advertising%20Planning.pdf

ADVERTISING PLANNING (EXAMPLE) – http://www.pinellascvb.com/sales_reports/CVB_2006-07_Advertising.pdf

BRAND MANAGEMENT (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/45.pdf

CRM (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/46.pdf

THEORIES OF COMMUNICATION  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/100.pdf

BUSINESS COMMUNICATION (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/87.pdf

FUNDAMENTALS OF  PUBLIC RELATIONS (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/93.pdf

INTRODUCTION TO BROADCASTING  (eBOOK COURSE – ENGLISH):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/95.pdf

INTRODUCTION TO MASS COMMUNICATION  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/96.pdf

JOURNALISTIC WRITING  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/97.pdf

RADIO NEWS REPORTING & PRODUCTION  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/99.pdf

TV NEWS REPORTING & PRODUCTION  (eBOOK COURSE – ENGLISH): http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf7777/101.pdf


 
%d blogueiros gostam disto: