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Inteligência

INTELIGÊNCIA – CONCEITOS

*Alfredo Passos (Conceito de Inteligência Competitiva)

O que é Inteligência Competitiva?

Inteligência Competitiva, segundo Kahaner (1996), citado pelo Professor Jerry Miller em O Milênio da Inteligência Competitiva, Bookman, 2002, é um imperativo devido a fatores como a velocidade dos processos de negócios, a sobrecarga de informações, o crescimento global do processo competitivo com o surgimento de novos participantes, a concorrência cada vez mais agressiva, as rápidas mudanças tecnológicas e as transformações acarretadas pela entrada em cena global de entidades como a União Européia (UE) e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

A inteligência estratégica
, por exemplo, põe em relevo seu relacionamento com a tomada de decisões estratégicas e com a comercialização e ou desenvolvimento dos produtos.

A inteligência do mundo dos negócios
incorpora a monitoração de uma ampla gama de fatos novos ao longo do ambiente ou mercados externos de uma organização e seus negócios.

A inteligência competitiva
concentra-se nas perspectivas atuais e potenciais quanto a pontos fortes, fracos e nas atividades de organizações que tenham produtos ou serviços similares dentro de um setor da economia.

A inteligência concorrente serve para desenhar o perfil de uma organização específica. Qualquer que seja o seu foco, o processo de inteligência passa por fases como:

* A identificação dos responsáveis pelas principais decisões e suas necessidades em matéria de inteligência;
* A coleta de informações;
* A análise da informação e sua transformação em inteligência;
* A disseminação da inteligência entre os responsáveis pelas decisões.

*Alfredo Passos, Autor, Consultor – KMC, Professor ESPM – http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/conceito-de-inteligencia-competitiva/24008/

INTELIGÊNCIA DE MERCADO


“Inteligência de Mercado, (ou Inteligência Competitiva) é o processo de garimpar, analisar e aplicar informações – tanto qualitativas, quanto quantitativas-, cujo resultado é o conhecimento sobre a lógica do mercado-alvo e o direcionamento das ações estratégicas a serem adotadas.
A análise do ambiente externo e a percepção dos cenários ajuda a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, enfim a agir e não apenas reagir.” (Wikipedia)

Fonte: imagem de autoria de Gleydson Borges e Fernanda Pires

FUNDAMENTOS DAS ÁREAS DE IM / IC

Autoria: Fernanda Pires

Descrição

Área voltada à atividade de inteligência, direcionada aos ambientes competitivo e de mercado.

Prevê programa sistemático de coleta, análise e disseminação de informações sobre os ambientes em questão.

Objetivos

– Diferenciação;

– Barreiras às ações da concorrência;

– Evitar surpresas de grande impacto;

– Embasar e reduzir incertezas na decisão;

– Fidelizar clientes;

– Planejamento estratégico a logo prazo.

Requisitos Essenciais

– Demanda com origem na alta administração;

– Proximidade da área à alta administração;

– Visão corporativa de longo prazo;

– Priorização dos aspectos estratégicos;

– Ação conjunta de comunicação integrada.

Atividades Principais

– Pesquisar, coletar, estratificar e analisar dados de mercado e da concorrência;

– Antecipar cenários, previsões, estudar correlações entre indicadores (concorrentes, setoriais, econômicos…);

– Pesquisar e coletar dados primários junto às áreas Comercial e de Vendas, sobre os clientes dos segmentos alvo;

– Buscar conhecimento acerca de novas tecnologias, produtos e processos relacionados ao negócio da empresa;

– Analisar mudanças políticas, legislativas ou regulatórias que possam afetar o negócio;

– Identificar e informar oportunidades de negócio, alianças, parcerias, alianças, aquisições, etc…;

– Preparar e fornecer relatórios internos de inteligência.

Produtos e Serviços

– Inteligência competitiva (mercado e concorrência);

– Business to Business – B2B (fidelização clientes/parceiros);

– BPM – Business Process Management (melhoria interna).

Responsabilidades

A partir de uma clara matriz de responsabilidades:

– Priorizar a criação de diferencial sustentável;

– Monitorar mercado e concorrência;

– Identificar tendências, oportunidades e questões estratégicas;

– Analisar indicadores e correlações;

– Antecipar cenários e mudanças;

– Assegurar suporte à tomada de decisão.

Indicadores de Desempenho

– Informações fornecidas;

– Identificação de diferenciais, melhorias e processos;

– Outros…

Processo Operacional

Fonte: imagem de autoria de Gleydson Borges e Fernanda Pires

Etapas e Ações (Ciclo Contínuo I a V)

I. Planejamento – Definição e solicitação das informações desejadas (Âmbito da Diretoria):

Ia)  necessidades e tópicos fundamentais de inteligência para a empresa e os executivos,

Ib)  quais informações e com que formato a Diretoria deseja receber;

II. Criação da base de conhecimento (IC):

IIa)  definição e apresentação dos recursos necessários,

IIb)  preparo do sistema e coleta das primeiras informações,

IIc)  inclusão das informações no sistema, formato dos relatórios, definição dos indicadores;

III. Análise e disseminação (IC):

IIIa)  análise das informações e preparo dos relatórios,

IIIb)  fornecimento dos relatórios (à Diretoria e ao publico por ela definido);

IV. Decisão e ação (Diretoria e IC):

IVa)  tomada de decisão (Diretoria),

IVb)  definição das ações (Diretoria e IC),

IVc)  implementação das ações aprovadas (IC e equipes);

V. Controle e melhoria (Diretoria e IC):

Va)  acompanhamento da evolução: ações X resultados X indicadores,

Vb)  melhorias e constante qualificação da base e equipe.

Informações Estratégicas

Fonte: Autoria de Fernanda Pires

Fontes de Informação

Fonte: Autoria de  Fernanda Pires


INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E DE MERCADO

No Brasil, uma das referências em “Inteligência Competitiva – IC” e “Inteligência de Mercado – IM” é “Alfredo Passos” (Professor da ESPM). Seus livros e cursos têm auxiliado profissionais dedicados ao desenvolvimento dos setores de IC e IM no país.

Conheça o blog do Prof. Alfredo Passos e tenha acesso ao que há de mais atual sobre IC e IM:  http://alfredopassos.wordpress.com/

UFSC – APOSTILA “INTELIGÊNCIA COMPETITIVA” (IC) – (!)

UFSC – Núcleo de Inteligência Competitiva: Excelente Apostila do curso de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, disciplina “Inteligência Competitiva”, Professor Neri dos Santos, Dr. Ing., Link: http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/disciplinas/tico/Apostila-portugues.pdf

GIA – GLOBAL INTELLIGENCE ALLIANCE

Os profissionais interessados em “Inteligência de Mercado e Competitiva” não podem deixar de conhecer o trabalho da GIA – Global Intelligence Alliance: uma aliança mundial de corporações e profissionais do setor. Desenvolvem pesquisas, estudos e análises setoriais; prestam consultoria e serviços, bem como fornecem produtos de inteligência.

Site: http://www.globalintelligence.com/

Estudos e pesquisas: http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/

GIA – WHITE PAPERS

SITE DA GIA / WHITE PAPARES – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/all/

GIA – DELIVERING MAXIMUM STRATEGIC VALEU WITH MARKET MONITORING – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/delivering-maximum-strategic-value-with-market-mon/GIA%20Best%20Practices%20White%20Paper%20%202_2010%20Delivering%20Maximum%20Strategic%20Value%20with%20Market%20Monitoring.pdf

GIA – A PRACTICAL GUIDE/ROADMAP FOR COMPETITIVE INTELLIGENCE DEVELOPMENT – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/articles/a-practical-roadmap-for-ci-development/SCIP_From%20Firefighters%20to%20Futurists_A%20Practical%20Roadmap%20for%20CI%20Development.pdf

GIA – HOW TO DEVELOP A WORLD CLASS IM FUNCTION – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/how-to-develop-a-world-class-market-intelligence-f/GIA_WhitePaper_2010_1.pdf

GIA – GLOBAL MARKET INTELLIGENCE SURVEY 2009 – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/global-market-intelligence-survey-2009/GIA_WhitePaper_Global%20Market%20Intelligence%20Survey%202009.pdf

GIA – MARKET INTELLIGENCE FOR LATIN AMERICA – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-latin-america/GIA%20Geographies%20White%20Paper_2009_03.pdf

GIA – MARKET INTELLIGENCE FOR CHINA – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-china/GIA%20Geographies%20White%20Paper_2009_02.pdf

GIA – MARKET INTELLIGENCE FOR SUPLY CHAIN MANAGEMENT – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-supply-chain-management/GIA%20White%20Paper_2009_03.pdf

GIA – MI AS A KEY SUCCESS FACTOR IN AN ECONOMIC DOWNTURN – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-as-a-key-success-factor-in-an-/GIA_WhitePaper_2009_01.pdf

GIA – MI FOR INNOVATION AND PRODUCT LIFE-CYCLE (2008 – CASE EXAMPLES) – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-innovation-product-life-cy/GIA_WhitePaper_2008_4.pdf

GIA – MI FOR SALES AND MARKETING (CASE EXAMPLES) – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-sales-and-marketing-case-e/GIA_WhitePaper_2008_3.pdf

GIA – MI FOR THE STRATEGIC PLANNING PROCESS (2008 – CASE EXAMPLES) – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/mi-for-the-strategic-planning-process-case-example/GIA_WhitePaper_2008_1.pdf

GIA – MI FOR INNOVATION & PRODUCT LIFE CYCLE MANAGEMENT (2007) – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-innovation-and-product-lif/GIA_WhitePaper_4_2007.pdf

GIA – MI FOR CUSTOMER PROCESSES – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-customer-processes/GIA_WhitePaper_3_2007.pdf

GIA – IM FOR STRATEGY & PLANNING PROCESS (2007) – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/market-intelligence-for-the-strategy-planning-proc/GIA_WhitePaper_1_2007.pdf

GIA – CREATIVE INTELLIGENCE ANALYSIS – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/creativity-curiosity-involvement-missing-factors-n/GIA_WhitePaper_4_2006.pdf

GIA – INTELLIGENCE NEEDS ANALYSIS – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/intelligence-needs-analysis/GIA_WhitePaper_3_2006.pdf

GIA – INTELLIGENCE PRODUCT DEVELOPMENT – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/intelligence-product-development/GIA_WhitePaper_2_2006.pdf

GIA – EARLY WARNING/OPPORTUNITY SYSTEMS FOR INTELLIGENCE – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/early-warning-opportunity-systems-for-intelligence/GIA_WhitePaper_1_2006.pdf

GIA – RECIPE FOR SUCCESS IN A COMPETITIVE INTELLIGENCE INTRANET – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/recipe-for-success-in-a-competitive-intelligence-i/GIA_WhitePaper_3_2005.pdf

GIA – DEVELOPING AN INTELLIGENCE SYSTEM – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/developing-an-intelligence-system/GIA_WhitePaper_1_2005.pdf

GIA – MEASURING THE BENEFITS OF COMPETITIVE INTELLIGENCE – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/measuring-the-benefits-of-ci/GIA_WhitePaper_3_2004.pdf

GIA – INTRODUCTION TO STRATEGIC INTELLIGENCE – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/introduction-to-strategic-intelligence/GIA_WhitePaper_2_2004.pdf

GIA – KEY SUCCESS FACTORS FOR COMPETITIVE INTELLIGENCE – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/key-success-factors-of-ci/GIA_WhitePaper_4_2004.pdf

GIA – INTRODUCTION TO COMPETITIVE INTELLIGENCE – http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/introduction-to-competitive-intelligence/GIA_WhitePaper_1_2004.pdf

EMOTIONAL INTELLIGENCE – http://www.businessballs.com/eq.htm

 
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