CCIMP

Comunicação Conhecimento Inteligência Marketing Planejamento

Conhecimento

GC – GESTÃO DO CONHECIMENTO


“É uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades”. Fonte: Gartner Group.


Apesar de não “ser” tecnologia e sim uma metodologia, a GC utiliza tecnologia para atingir seus objetivos. Para tanto, uma das premissas é que se invista e incentive mudança cultural e gerencial, para que ocorra a transformação conhecimento tácito em explícito.

Através da GC, é possível evitar repetir erros a partir do aprendizado com a experiência adquirida, registrar e disponibilizar na empresa o conhecimento dos colaboradores, gestores e, numa visão ampla, dos stakeholders.

GC: http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view

GC EMPRESARIAL: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm

PILARES DA GC: http://www.espacoacademico.com.br/058/58silvafilho.htm

GC WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_do_conhecimento

CONHECIMENTO GERADO A PARTIR DA TRANSFORMAÇÃO DOS DADOS EM INFORMAÇÃO DISSEMINADA

Por Fernanda Pires

(Imagem adaptada: Fernanda Pires, a partir do modelo de Paulo R. Kendzerski – Portal Empreender Para Todos).

Diariamente centenas de dados ficam disponíveis para as empresas. É fundamental transformar estes dados em informações úteis.

Somente informações necessárias e úteis devem alimentar os sistemas de inteligência competitiva, de mercado e do conhecimento, de forma organizada e com critérios que permitam sua recuperação de forma ágil e eficaz.

Transformação de “Dados” em “Informação”, gerando “Conhecimento

O quadro ao lado mostra o processo e as principais etapas de transformação dos dados em informação. Tal processo se dá, basicamente, em quatro  etapas:

1. Organizam-se os dados coletados do campo através de métodos específicos;

2. Analisam-se os dados atribuindo-lhes adequada interpretação (significado); a interpretação e o significado qualificam os dados como informação;

3. A informação disseminada (distribuída) gera o conhecimento; se bem analisada, a informação gera conhecimento sobre o assunto em pauta;

4. As próximas etapas envolvem o planejamento e a implementação das ações, e a análise dos seus resultados.

http://www.empreenderparatodos.com.br/ti/mat_05.htm

KNOWLEDGE MANAGEMENT  (eBOOK COURSE – ENGLISH):

CURSO DE “GESTÃO DO CONHECIMENTO” (eBOOK):  http://www.zainbooks.com/display.php?book=http://www.freewebtown.com/pdf77/58.pdf

GUIA ILUSTRADO

GUIA ILUSTRADO PARA “GESTÃO DO CONHECIMENTO (INGLÊS – ILLUSTRATED GUIDE TO KNOWLEDGE MANAGEMENT): http://www.wm-forum.org/files/Handbuch/An_Illustrated_Guide_to_Knowledge_Management.pdf

FERRAMENTAS

KNOWLEDGE MANAGEMENT TOOLKIT: http://www.undp.org/cpr/documents/whats_new/UNDP_Toolkit_LowRes.pdf

MÉTRICAS

METRICS GUIDE FOR KNOWLEDGE MANAGEMENT INITIATIVES:

http://www.susanhanley.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/metricsguide.pdf


 
%d blogueiros gostam disto: